SINPROF suspende terceira fase da greve no Ensino Geral prevista para Janeiro de 2023


O Sindicato dos Professores decidiu suspender a terceira fase da greve, cujo reiníocio estava previsto para o dia 03 de Janeiro de 2023. A decisão de uma Assembleia de professores, que teve lugar no último sábado 24 de Dezembro, conforme informou o Secretário Geral do Sindicado, Admar Jinguma.

De acordo com Admar Jinguma, cerca de 7498 professores participaram na reunião, onde foram informados sobre os resultados do encontro com o Governo realizado no último dia 15 do mês em curso, durante o qual a entidade patronal solicitou uma moratória até ao dia 16 de Janeiro, para a apresentação de novas soluções dos problemas constantes no caderno reivindicativo. Apenas 3751 professores, representando 51%, votaram a favor da solução.

Como causa da greve, os sindicalistas apontam a monodocência na 5 e 6 classes, a distribuição divida da merenda, a promoção de carreiras, bem como a redução do IRT. Já em 2019, o sindicato remeteu um caderno reivindicativo com 10 pontos e decorreram conversações directas entre ambas as partes, que resultaram no atendimento de sete pontos.

De salientar que, o Sindicato Nacional de Professores (SINPROF),  já realizou duas paralisação, sendo a primeira em (23 a 30) de Novembro de 2022, a segunda de (06 a 16) de Dezembro, do mesmo ano, e a última prevista para (03 a 31) de Janeiro de 2023.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *