Primeiro dia de Simpósio aborda “Educação de Qualidade e Disputa Mundial de Talentos”


No âmbito das comemorações do mês de África, a Associação Lei com Força (ALCF), realizou nos dias 23 e 24 de Maio, no hotel Diamante em Luanda, uma jornada alusiva ao mês de África e dos trabalhadores, sob o tema “Educação de Qualidade e a Disputa Mundial de Talentos”, reunindo representantes de vários países africanos que falaram e debateram os problemas que muito afectam a sociedade.

Simposio ALF2

Durante mais de 5 horas, os convidados acompanhado de um vasto auditório que encheu uma das salas do hotel Diamante em Luanda, debateram vários temas, trocaram experiências, deram o seu parecer sobre a qualidade de ensino em Angola, bem como a qualidade de quadros existentes no país.

“Será que com a educação que temos estamos prontos a trabalhar? Ou estamos a aprender só para passar? Queremos uma educação com qualidade, que todos estejamos prontos para ser talentos em locais de trabalho e outros lugares aonde formos?. Este são os temas que estamos aqui a abordar, quanto a premiação algumas das empresas, nomeadas já foram vencedoras o ano passado, mas estão todas de parabéns, a actividade esta a correr muito bem superou as expectativas muito obrigada a todos”, afirmou Lurdes Fernandes, Diretora Geral da ALF, em declarações ao AngoRussia.

O evento contou com a presença de delegados nacionais e de vários países africanos como Camarões, Rwanda, Lezoto, Quénia, Zimbabwe entre outros países que vieram justamente para presenciarem e darem os seus contributos aos diversos temas abordados. O primeiro dia (hoje) contou com Fátima Viegas, Aderíto Quizungo, Amílcar Xavier, Carlos Gonçalves como moderadores. E como prolectores estiveram: Joaquim Cabral, Victor Hugo Mendes, Tânia de Carvalho, Adilson de Almeida, Ruth Michinge entre outros convidados a prolectores.

Simposio ALF

Sonangol, Unitel, Porto de Cabinda, Catoca, Movicel, Sicopal LDA, Emcica, Endiama, Taag, Fábrica N’gola, Chevron, Zap, Odebrechet, Ende, Enana, Kero, Shoprite, Planasul, Caminho de Ferro de Moçamedes, e Paenal são as empresas concorrentes ao titulo das dez melhores a nível nacional.

O povo votou em urnas espalhadas pela cidade capital, nas empresas com mais qualidade. A Associação organizadora do evento, selecionou as vinte melhores e nesta terça-feira (24), serão eleitas as dez melhores empresas para trabalhar em Angola. Uma distinção que surge como reconhecimento pelo esforços que as empresas nacionais têm feito pela diversificação da economia do país.

O simpósio tem o objectivo de debater a problemática sobre a valorização do capital humano africano a educação de qualidade e a disputa mundial de talentos, está incluso as jornadas alusivas ao mês de África e também o dia dos trabalhadores.

Está é a quinta edição das jornadas alusivas ao mês de África realizados pela ALCF. A Associação Lei com Força que foi fundada em 2008, sem fins lucrativos por Lourdes Fernandes, começou por ser apenas uma associação de advogados e empresários até passar a se interessar na questão da valorização do capital humano. Hoje tem como objectivo incentivar a formação, mentalizar, formar, levar o conhecimento a sociedade, através de conferências e debates. Já expandiram as suas actividades até a África do Sul, Houston (Estados Unidos da America), sob o lema: “Elevar a Mentalidade Jurídica da Sociedade”.

Victor Hugo Mendes Simposio Simposio ALF1 Simposio ALF11

Veja aqui todas as fotos do 1º dia do simpósio.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!