Durante o ano que está prestes a terminar vários casos noticiosos foram divulgados pelo AngoRussia e outros órgãos de comunicação, dentre os temas que repercutiram houve também aqueles assuntos que mais chocaram a sociedade angolana e que ficarão na memória de cada um.
Re(veja) abaixo as notícias que marcaram este ano:
Salú Gonçalves usa palavras obscenas durante transmissão e é afastado do programa
Em Agosto, o jornalista e radialista Salú Gonçalves, envolveu-se em uma polémica ao proferir palavras impróprias, durante a transmissão em directo do programa “Fala Angola”, o apresentador teria proferido palavras ofensivas para a Selecção Nacional de Basquetebol, quando anunciava-se a derrota de Angola diante a seleccão de Cabo Verde no Anfrobasket.
O que chocou os angolanos e repercutiu tanto ao ponto de Salú ter sido afastado do programa Fala Angola, emitido pela TV Zimbo, devido a acções consubstanciada em falta de urbanidade, uso recorrente de palavras obscenas.
Covid-19 e as enchentes nos postos de vacinação
Apesar de surgir em Março de 2020 em Angola, o inimigo invisível como foi apelidado (coronavírus), continuou a fazer das suas em 2021. Além de colocar certas barreiras e limitações a nível mundial, a Covid-19 obrigou a todos a procurar novas maneira de se viver e se tornou no assunto que mais se fala e continua a chocar o país e o mundo.
Após o governo angolano ter decretado que as pessoas só teriam acesso aos locais públicos mediante a apresentação do cartão ou do certificado de vacina, passou-se a registar grandes enchentes nos postos de vacinação, ao ponto dos populares invadirem os locais.
Os constantes desaparecimentos e a “onda” de mortes “inexplicáveis”
Durante o ano de 2021 uma onda de desaparecimentos se instalou em Angola, com destaque para Luanda, ao ponto da população ter levantado a hipótese de que o país teria se tornado o palco de raptos. Todos os dias eram partilhadas nas redes sociais fotografias de pessoas desaparecidas desde crianças, jovens e idosos.
Na maioria dos casos, os familiares relactavam que as vítimas desapareciam no trajecto para casa, escola, trabalho e quando iam a busca de empregos através de falsas propostas. Apesar da incerteza daqueles que tiveram seus próximos desaparecidos e nunca encontraram se quer o corpo, o Serviço de Investigação Criminal (SIC), durante uma conferência de imprensa, chegou a negar a informação veiculada sobre os raptos ocorridos na cidade capital.
O número crescente de assaltos, foi outro assunto que não apenas chocou a sociedade, mas que também tirou o sossego da população.
Bebés surpreendem sociedade ao proferirem as primeiras palavras aos três e um mês de vida
O caso dos bebés que falaram antes mesmo de atingirem a idade prevista para que uma criança comece a comunicar de forma clara e articulada, despertou a curiosidade de médicos, estudiosos e pessoas singulares da sociedade civil, principalmente por se tratar de algo insólito.
O tema repercutiu tanto que se tornou debate nas praças e táxis. De tão chocante que ficaram, as pessoas não acreditavam no que ouviam, e esperavam que os órgãos que reportaram as informações gravassem estes a proferirem algumas palavras.
O primeiro caso foi reportado em Julho. Um bebé que responde pelo nome de Milagre surpreendeu a mãe Martinha Mendes Neto e a tia ao pedir água e chamar por estas.
No mês passado outra notícia do pequeno Samuel Cabingano de apenas um mês e 23 dias surpreendeu não só a família e os vizinhos na localidade do Km11, município de Viana, mas também os médicos que garantiram que o menino não tinha a fisionomia de uma criança, que apesar da idade, o mesmo já tinha os ossos formados.
A mãe de Samuel garantiu na epocá que o menino falava duas línguas, português e kimbundu. Por despertar curiosidade e medo, a família foi obrigada a partir para Malanje
Dentre os casos que tiveram grande repercussão há aqueles que apesar de não chocarem tomaram grandes proporções ao ponto de se tornarem destaques nas lides nacionais como:
Populares em Benguela assaltam camião de arroz
Em Agosto, um grupo de populares na província de Benguela tomou de assalto um caminhão que transportava toneladas de arroz do “Porto do Lobito” para a fábrica “Carrinho Empreendimentos, SA”. O caso repercutiu tanto que criou-se até um meme de um dos protagonistas do saqueamento.
0 Comentário