Prorrogada a apresentação obrigatória de certificado de vacina contra a Covid-19 no país


O início da apresentação obrigatória do certificado de vacinação ou de um teste negativo à Covid-19 no acesso aos serviços públicos e privados, inicialmente previsto para hoje, foi prorrogado para o dia 1 de Novembro, segundo anunciou, ontem, em Luanda, o ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República.

Francisco Furtado, que falava durante actualização dos dados sobre a evolução da pandemia no país, esclareceu que a prorrogação tem como objectivo dar a possibilidade para que um maior número de cidadãos tenha acesso a vacina.

A partir de 1 de Novembro, o acesso a serviços públicos e privados, estabelecimentos de ensino e comerciais, restaurantes e similares, cinemas, entre outros, será feito mediante a apresentação obrigatória do certificado de vacinação ou de um teste negativo à Covid-19 referiu. O ministro de Estado reiterou, também, que os cidadãos que pretenderem participar em concursos públicos de ingresso na Educação, Saúde e Forças de Defesa e Segurança devem apresentar, obrigatoriamente, o certificado de vacinação.

Também coordenador da Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19 lembrou que, apesar de se registar alguns constrangimentos, o processo de vacinação nos 67 postos fixos em todo o país decorre com normalidade. Além dos fixos, esclareceu, existem, ainda, 130 móveis, que em conjunto já permitiram, até ontem, imunizar 4 milhões e 500 mil pessoas.

Francisco Furtado informou que, hoje, são abertos novos postos de vacinação na Universidade Jean Piaget, UPRA, Centralidade do Sequele e Zango 8.000. Na terça-feira, é aberto um outro posto nas instalações das Caritas de Angola, no bairro Rocha Pinto.

Em seguida, Garantiu que o Governo vai continuar a trabalhar no  sentido de se criarem, progressivamente, novos postos de vacinação, com vista à imunização de 60 por cento da população adulta até ao final do ano.

 

Por: Sofia Adelino


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *