Presidente e Primeiro Ministro do Mali detidos na capital do país por soldados insatisfeitos


O presidente do Mali, Bah Ndaw, e o Primeiro Ministro, Moctar Ouané, foram detidos e transportados nesta segunda-feira, 24 de Maio,  para um campo militar perto de Bamako, capital do país, por um grupo de soldados insatisfeitos com o novo Governo.

Um funcionário militar integrande da operação confirmou a informação à France-press e afirmou: ” O presidente e o seu Primeiro Ministro estão em Kati para tratar de assuntos que lhes dizem respeito”.

O campo de Kati é considerado a maior instalação militar maliana e foi neste local que o antigo presidente eleito, Ibrahin Boubacar Keita, foi obrigado a renunciar ao cargo por um grupo de coronéis, em 18 de Agosto de 2020.

Esta tentativa de golpe de estado está a ocorrer poucas horas depois do anúncio do novo Governo, ainda maioritariamente dominado por militares.

O novo Governo não inclui oficiais próximos da junta Militar, estes coronéis criaram órgãos de transição algumas semanas depois, entre os quais um chefe de estado o militar aposentado de Bah Ndaw e o Primeiro Ministro, o civil  Moctar Ouané .

Moctar Ouané renunciou ao cargo há 10 dias, mas foi imediatamente reconduzido pelo presidente transitório e indicado para formar Governo.

O Secretário Geral da Organização das Nações Unidas, Antônio Guterres, apelou, a calma no Mali e pediu a libertação incondicional dos seus líderes civis.

 

Por: Fátima Kandjila.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *