Prémio de arquitetura e design promove equidade e reconhecimento global para profissionais angolanos


O “Prémio de Arquitectura e Design 2024” da Fundação Brilhante, que pretende incentivar arquitectos, designers, comunidade e sectores da indústria a partilharem os seus projectos vai prestigiar os vencedores com valores de cinco à dez milhões de Kwanzas. O mesmo assume-se com vontade de ser referência e um dos mais prestigiados do mundo da Arquitectura e do Design em Angola.

Foto: DR

O Prémio foi anunciado na prossecução dos objectivos da Fundação Brilhante, uma instituição de referência nacional e internacional, vocacionada para a consolidação da responsabilidade social empresarial do subsector diamantífero, e que tem como principal alinhamento promover o bem-estar das comunidades.

A edição do Prémio de Arquitectura e Design tem como objectivo sensibilizar e desenvolver o sentido da responsabilidade social das empresas, dos arquitectos, dos engenheiros e das comunidades.

Para o primeiro ano, haverá um extenso programa de palestras e debate de experiências em vários locais, como escolas e espaços habitacionais, que irão reflectir sobre as necessidades e estratégias de inclusão.

O concurso é dirigido a profissionais nacionais que vivem em Angola ou em qualquer outro território e que estejam inscritos na Ordem dos Arquitectos. O júri será composto por personalidades do panorama nacional e internacional de reconhecido mérito e prestígio nas áreas da Arquitectura e do Design.

Dos projectos a concurso, sairão três vencedores e três menções honrosas. Os prémios situam-se entre 5 e os 10 milhões de Kwanzas com acesso a residências artísticas ou bolsas de estudo. Os trabalhos seleccionados serão exibidos numa exposição com um catálogo conjunto.

As categorias a que os candidatos podem concorrer vão desde o Design à Arquitectura, nas áreas da Saúde e Ensino.

Com a criação deste prémio, a Fundação Brilhante almeja a criação de parcerias com diversos sectores da indústria para implementação de alguns dos projectos vencedores ou a formação como motor de geração de emprego nas áreas do Design e da Arquitectura.

Importa referir, que a Fundação Brilhante foi instituída pela Empresa Nacional dos Diamantes de Angola, ENDIAMA E,P, a 24 de Outubro de 1990 com a designação de Fundação Musalala. Aos 07 de Abril de 2005 viu a sua designação ser alterada para Fundação Brilhante.

Aos 21 de Abril de 2021, com vista a ficar mais próxima das comunidades residentes em redor da maioria das empresas de exploração diamantífera que operam no mercado angolano, procedeu a transferência da sua sede até então situada na capital do país, Luanda, para a cidade do Dundo, província da Lunda Norte. O fim único da sua filosofia de trabalho, é proporcionar riqueza social, com enfoque principal às zonas de exploração diamantíferas onde operam a ENDIAMA; E.P e parceiros.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *