Portugal terá creches gratuitas a partir Setembro de 2022


O Ministério do Trabalho e da Segurança Social de Portugal, adiantou, nesta quarta-feira, 27 de Julho, que numa primeira fase cerca de 800 mil crianças nascidas após 1 de Setembro de 2021, deverão frequentar a creche gratuitamente. Uma medida que segundo as autoridades daquele país, “rompe ciclos de pobreza” e dá mais condições aos jovens. 

De acordo com o site do Governo “Eportulgal”, durante o debate sobre o estado da nação, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou ter concluído um acordo entre o Executivo português e o Sector Social para assegurar a gratuidade das creches para as crianças nascidas a partir do dia 1 de Setembro de 2021 que frequentem pela primeira vez a creche em setembro de 2022.

A gratuidade de creches deve atingir 100 mil crianças em 2024. Hoje, através de um artigo a Agência Lusa explica que segundo o comunicado enviado à sua redação, o MTSSS revela que tal decisão aplica-se às crianças que comparecem às creches do sector social e solidário, independentemente da sala que venham a frequentar.

“Até 2024, a gratuidade das creches será implementada de forma faseada, aumentando anualmente mais um ano de creche abrangido, até à globalidade das crianças da rede social e solidária. As crianças, agora abrangidas pela gratuidade, mantêm-na durante todos os anos que estiverem na creche”, explica o Ministério.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *