Morreu o músico e nacionalista Rui Mingas, avança jornal


Segundo informações do Jornal de Angola, o nacionalista, músico e compositor, Rui Alberto Vieira Dias Mingas, morreu aos 84 anos, nesta quinta-feira, 4 de Janeiro, em Lisboa, Portugal.

Foto: DR

Refere o jornal que a informação foi confirmada por fontes próxima aos familiares do artista. O autor do hino nacional de Angola, foi também Ministro do Desporto e Embaixador de Angola em Portugal.

Proveniente de uma família de músicos, Rui Mingas foi um dos autores da conhecida canção “Meninos do Huambo”. Com renome internacional, é autor de temas poéticos como “Cantiga por Luciana”, “Poema da farra”, “Makezu”, “Muadiakimi”, “Birin birin”, “Monagambé” e “Adeus à hora da partida”. Foi distinguido com a outorga de “Personalidade Lusófona de 2016”, do Movimento Internacional Lusófono (MIL), em Lisboa, mas já antes, em 2010, recebeu o Prémio de Arte, Cultura e Letras pela Academia Francesa de Educação.

Nascido a 12 de Maio de 1939, Rui Mingas foi também praticante de atletismo, em salto em altura e 110m barreiras, no Sport Lisboa e Benfica, Portugal.

É pai da cantora Katila Mingas, de Ângela Cristina Branco Lima Rodrigues Mingas, da modelo Nayma e de Carlos Filipe Branco Lima Rodrigues Mingas.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *