Portugal abre mercado de trabalho para jovens de países lusófonos


A economia de Portugal aponta para um crescimento consistente, segundo o secretário Estado da Juventude e do Desporto. João Paulo Correia, adianta que esta realidade abre espaço para acolher cada vez mais profissionais provenientes de países lusófonos.

Foto: CK

O ambiente laboral favorável também é estimulado por dados publicados no final de 2022. O secretário citou o progresso do emprego e, especialmente uma baixa da taxa de desemprego  para jovens de 24 anos, com uma percentagem equivalente a 19,9 por cento.

Em declarações à ONU News, em paralelo ao Fórum da Juventude, em Nova Iorque, João Paulo Correia explicou onde se encontram as maiores oportunidades.

“Há sectores de actividade económica em Portugal que assumem publicamente que têm dificuldades em contratar recursos humanos. Portanto, são os chamados sectores deficitários em termos de mão-de-obra. E isso significa que o país tem condições de acolher, neste caso concreto, jovens cidadãos da CPLP que procuram Portugal como destino de trabalho”, disse.

O ambiente de abertura é favorecido por uma combinação de políticas, segundo João Paulo Correia. As oportunidades oferecidas pelo país incluem qualificações aos estrangeiros e maior contacto com o mercado português.

“Portugal é um país que é referência internacional na política de acolhimento, de hospitalidade e integração. As políticas de integração são muito activas no país. Acreditamos que estas conjugações entre a política de integração e as necessidades de alguns sectores de actividade económica, no que diz respeito ao mercado de trabalho, serão facilmente conjugáveis. Isso tem feito com que muitos cidadãos e jovens cidadãos da CPLP consigam encontrar em Portugal um destino de trabalho”, refere.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *