A pandemia da Covid 19 espalha-se cada vez mais em vários países, o que tem levado investigadores a procurarem soluções para a sua eliminação. A vacina é actualmente a solução mais eficaz na prevenção da forma grave da doença, porém parece haver mais uma “luz no fundo do túnel”.
Recentemente foi revelada uma pastilha elástica capaz de travar a transmissão do vírus e que tem um sabor tradicional semelhante às já existentes. A pastilha contém uma proteína que retém as partículas do coronavírus, podendo limitar a quantidade de vírus na saliva e ajudar a conter a transmissão quando as pessoas infectadas estão a falar, respirar e tossir.
A investigação foi realizada na Universidade da Pensilvânia em Terapia Molecular. Contém na sua composição cópias da proteína ACE2 encontrada na superfície das células que o vírus usa como porta de entrada para invadir as células e infectá-las.
Testes laboratoriais demonstraram que com o uso da pastilha a carga viral nas amostras caiu mais de 99% e, por isso os investigadores referem que a pastilha seria útil em países onde as vacinas ainda não estão disponíveis ou não são acessíveis.
0 Comentário