Organização Mundial da Saúde capacita especialistas angolanos


Uma equipa de técnicos de Saúde da Lunda-Norte, ligada à Vigilância Epidemiológica e ao Programa Alargado de Vacinação (PAV), está desde terça-feira, 06 de Dezembro, a ser formada sobre respostas aos surtos, numa iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foto: DR

Segundo informações veiculadas pelo Jornal de Angola, a acção formativa, promovida em parceria com o Ministério da Saúde, tem o financiamento da  União Europeia e visa essencialmente aprimorar matérias sobre o Sistema de vigilância epidemiológica, monitoria e avaliação dos surtos.

Com a duração de cinco dias, os técnicos de saúde vão também  ser capacitados sobre  a situação  epidemiológica das doenças, assim como a importância da investigação epidemiológica de casos e o processo de elaboração de Planos de Resposta.

A chefe do Departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias da Lunda-Norte, Yarslava Cango, explicou que o objectivo fundamental da formação é preparar os técnicos dos dez  municípios locais, de forma a estarem aptos à elaboração dos planos de resposta às emergências.

Durante o encontro vai ser elaborado, ainda, um inventário de todas as unidades sanitárias com serviços de vacinação, em cada município, de forma que estes possam reportar o cumprimento e desempenho do programa, a partir de uma plataforma digital.

O oficial de emergências da OMS, Valter Firmino, disse que a  instituição vai apoiar o sector da Saúde Pública da Lunda-Norte, no domínio do programa de vigilância epidemiológica, por intermédio da capacitação dos técnicos.

A OMS, reforçou, vai apoiar, igualmente, o Governo no combate e controlo da pandemia da Covid-19, bem como desenvolver acções de formação e vacinação contra a poliomielite.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *