Orçamento Geral do Estado prevê construção de nove universidades públicas no país dentro de dois anos


O Orçamento Geral de Estado, prevê dentro de dois anos a implementação de nove universidades públicas, a serem construídas nas províncias de Benguela, Bié, Cabinda, Cuanza Sul, Cunene, Luanda, Moxico, Namibe e Zaire. Além do valor previsto no OGE 2023, as obras vão contar com financiamento externo.

Foto: DR

A informação foi avançada pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, quando respondia no Parlamento, às questões dos deputados, na última sexta-feira, sobre a proposta do Orçamento Geral do Estado para o sector do ensino superior.

De acordo com a ministra Maria Sambo, a proposta do OGE 2023 contempla a construção e o apetrechamento de nove instituições do ensino superior, para algumas províncias. Destacou ainda tratar-se de um projecto a médio prazo.

“Embora as condições financeiras não permitam transformar esta realidade com a celeridade que se pretende”, disse.

Destacou ainda que existe um plano de acção com 25 projectos de investimentos públicos aprovados pelo Executivo, que visam a construção de um Parque de Ciência e Tecnologia e o Hospital Universitário de Luanda, bem como a melhoria das infra-estruturas do Instituto Superior Politécnico de Ondjiva, uma unidade orgânica da Universidade Mandume Ya Ndemufayo e a Universidade do Cuito Cuanavale.

Exit mobile version