OMS espera que “convivência” com a covid comece entre Março e Abril


Uma epidemiologista da Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que, entre a segunda quinzena de Março e o início de Abril, a pandemia do novo coronavírus entrará numa fase de “convivência” com a covid-19, desde que não apareça uma nova variante.

Em declarações à rádio Catalunya, mencionada pelo Notícias ao Minuto, Alba Vilajeliu, epidemiologista e assessora global de saúde da OMS, alertou, que o vírus tem a capacidade de sofrer mutações, por isso é necessário estar atento e contar com sistemas de vigilância para se adaptar às novas circunstâncias.

Alba Vilajeliu declarou que para isso acontecer será necessário proteger as pessoas de maior risco (acima de 60 anos, gestantes e doentes crónicos) e evitar que as hospitalizações aumentem muito. A profissional considerou ainda, que a opção de administrar uma nova vacina a cada seis meses com base no surgimento de novas variantes “poderia ser uma das opções”, mas ainda não há informações suficientes para seguir este caminho.

A assessora da OMS recordou que laboratórios Moderna e Pfizer já “iniciaram estudos com vacinas adaptadas à Ómicron” e é preciso esperar para verificar os resultados obtidos.

Desde o início da pandemia, a Covid-19 provocou mais de 5,63 milhões de mortes em todo o mundo, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

É importante ter em conta que a doença respiratória (Covid-19) é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, isto de acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS).


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *