OMS confirma surto de Marburg com uma taxa de mortalidade de 50%


A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta terça-feira, 14 de Fevereiro, durante uma reunião de 🆘 , o surto do vírus de Marburg na Guiné Equatorial, que já provocou a morte de nove pessoas e obrigou o país a declarar estado de alerta sanitário.

Foto: Gatty Images

Da mesma família do ebola, o vírus é considerado um dos mais perigosos do mundo. A taxa de mortalidade dos infectados é de, em média, 50%, mas pode chegar a 88% dependendo da variante do vírus e dos cuidados de saúde prestados ao doente.

Em um comunicado citado pela agência Lusa, o Ministério da Saúde da Guiné Equatorial diz ter detectado uma “situação epidemiológica atípica” em distritos de Nsok Nsomo, depois da morte de pessoas com sintomas de febre, fraqueza, vômitos e diarreia com sangue. O vírus foi confirmado por meio de amostras enviadas para análise no Senegal.

Até ao momento, as autoridades já relataram nove mortos e 16 casos suspeitos, dos quais 14 são assintomáticos e dois têm sintomas leves. Além disso, 21 pessoas estão em isolamento e sob vigilância por terem tido contato com os mortos, e outras 4.325 estão em quarentena em suas residências.

A OMS adianta que enviará profissionais para a Guiné Equatorial com intuito de ajudar no combate à doença. Também serão fornecidos equipamentos de proteção para a equipe médica.

“O virus de Marburg é altamente contagioso. Graças à ação rápida e decisiva das autoridades da Guiné Equatorial na confirmação da doença, a resposta de emergência pode chegar rapidamente para salvar vidas e parar o vírus o mais rapidamente possível”, disse Matshidiso Moeti, directora regional da OMS para África.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *