OMS aprova utilização da décima vacina


A Organização Mundial da Saúde (OMS), admitiu o uso de emergência da vacina NuvaxovidTM contra a Covid-19, o que totaliza 10 vacinas de acordo ao comunicado publicado nesta terça-feira, 21 de Dezembro.

A finalidade desta recomendação de “utilização de emergência” é de disponibilizar medicamentos, vacinas e diagnósticos,  para se enfrentar a emergência, enquanto se observam as exigências rigorosas de segurança, eficácia e qualidade.

A vacina, que já tinha sido avaliada e aprovada pela Agência Europeia do Medicamento foi criada no laboratório norte-americano Novavax, pela Coligação para a Inovação Preventiva contra a Pandemia (CEPI, na sigla em inglês).

O produto originário da vacina CovovaxTM, que foi aprovada OMS no dia 17 de Dezembro, refere-se a a primeira vacina criada a partir de proteínas que estimulam uma resposta imunitária autorizada.

As duas vacinas – NuvaxovidTM e CovovaxTM  são administradas em duas doses e podem ser conservadas a temperaturas de refrigeração normais (entre 2ºC e 8ºC).

De acordo com o documento, o uso de emergência das vacinas foram aprovadas porque possibilita a sua aquisição por meio de distribuição universal  Covax, destinado a prover os países mais pobres de vacinas contra a Covid-19.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *