OMS alerta que Vacinas falsas estão a circular pelo continente africano


A Organização Mundial da Saúde alertou que  está a circular em África doses de versões falsas da vacina “Covishield“, uma versão indiana da vacina AstraZeneca. O Serum Institute of India fabricante da vacina,  confirmou que as doses apreendidas eram falsas.

De Julho à Agosto foram apreendidos várias doses da vacina “Covishield” a vacina mais usada no território indiano e que  tambem é distribuida por paises da África, Ásia e América do Sul, como resultado do esquema “global Covax” que partiu dos acordos feitos  para distribuição da vacina em países mais pobres.

Segundo a BBC News  a OMS pronunciou se em comunicado de imprensa e disse  que tomou conhecimento que  as autoridades indianas e as dos paises afrianos envolvidos  fizeram a apreensão dos produtos  mas nao se pronunciaram sobre o assunto, existem apenas especulações o caso estava sob  investigação. OMS alertou o perigo do uso de vacina e apelou que se pare a distribuição e uso da vacina Covishield.

A “Covishield” foi  desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca é a versão da vacina “AstraZeneca” e tem até 76%  de eficácia na primeira dose e 82,4% após a segunda dose.

 

Por: Stela Quilalo


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *