A Organização Mundial da Saúde alertou que está a circular em África doses de versões falsas da vacina “Covishield“, uma versão indiana da vacina AstraZeneca. O Serum Institute of India fabricante da vacina, confirmou que as doses apreendidas eram falsas.
De Julho à Agosto foram apreendidos várias doses da vacina “Covishield” a vacina mais usada no território indiano e que tambem é distribuida por paises da África, Ásia e América do Sul, como resultado do esquema “global Covax” que partiu dos acordos feitos para distribuição da vacina em países mais pobres.
Segundo a BBC News a OMS pronunciou se em comunicado de imprensa e disse que tomou conhecimento que as autoridades indianas e as dos paises afrianos envolvidos fizeram a apreensão dos produtos mas nao se pronunciaram sobre o assunto, existem apenas especulações o caso estava sob investigação. OMS alertou o perigo do uso de vacina e apelou que se pare a distribuição e uso da vacina Covishield.
A “Covishield” foi desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca é a versão da vacina “AstraZeneca” e tem até 76% de eficácia na primeira dose e 82,4% após a segunda dose.
Por: Stela Quilalo
0 Comentário