Oficial! João Lourenço é terceiro Chefe de Estado de Angola Independente


A investidura do novo Presidente da República, João Lourenço aconteceu na manhã desta terça-feira (26), na Praça da República, tornando João Lourenço no terceiro Chefe do Estado de Angola, numa cerimonia que contou com mais de 40 mil convidados nacionais e estrangeiros.  

A cerimónia teve abertura com uma leitura da transcrição da declaração da Comissão Nacional Eleitoral que proclamou João Manuel Gonçalves Lourenço, o novo Presidente da República de Angola, desde a Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.

Ary, Yola Araújo e o grupo de humor Tunezas, foram algumas das figuras públicas  fazerem parte da tomada de posse do novo presidente da República.

João Lourenço nasceu na cidade do Lobito, província de Benguela, filho de Josefa Gonçalves Cipriano Lourenço, natural do Namibe, costureira, e Sequeira João Lourenço natural de Malange, enfermeiro, ambos já falecidos. No mês de Fevereiro do ano em curso, foi confirmado pelo Comité Central como o candidato do partido às eleições gerais que teve lugar em 23 Agosto, quando ainda exercia no governo o cargo de Ministro da Defesa Nacional.

O novo Presidente já exerceu também varias funções de grande relevo no aparelho do Estado e no Partido no poder, assim como 1º Secretário do Comité Provincial do Partido de Benguela e no Moxico, Governador Provincial, Deputado, chefe da Direcção Politica Nacional, Secretario-Geral, Presidente do Grupo Parlamentar, Presidente da Comissão Constitucional, Membro da Comissão Permanente, Secretario do Bureau Politico para a Informação e 1º Vice-Presidente da Assembleia Nacional.

João Lourenço é casado com Ana Afonso e pai de seis filhos.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!