Pacientes foram acidentalmente infectados com vírus da Sida por hospital


Cerca de cinco pacientes de um hospital na China foram acidentalmente infectados com o vírus VIH. As culpas foram atribuídas a um médico, que reutilizou equipamentos médicos que deveriam ser descartáveis, segundo a BBC.

O caso ocorreu no dia 26 de Janeiro, no Hospital Provincial de Zhejiang de Medicina Chinesa de Hangzhou. O governo emitiu agora um comunicado assumindo a ocorrência de um “grave incidente médico”, mas muitas notícias sobre o caso acabaram por ser censuradas no país, como informa a AFP.

O clínico em causa terá reutilizado material médico em vários pacientes, depois de este ter sido usado num utente portador do vírus causador da Sida. É, por isso, alvo de uma investigação.

Nas redes sociais, o tema tem sido amplamente comentado, com os utilizadores chineses a duvidarem se terá sido a primeira vez que o hospital não cumpre os protocolos e a questionarem quantas mais pessoas terá sido infectadas.

Na década de 90, milhares de pessoas foram infectadas na China com VIH no seguimento de um esquema ilegal de venda de sangue infectado. Desde então, as regras em torno das doações e transfusões de sangue foram apertadas.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!