Libertadas quatro das 200 crianças raptadas na Nigéria


O grupo radical islâmico Boko Haram libertou quatro das mais de 200 crianças sequestradas na Nigéria, noticiaram hoje jornais locais, citando fontes do Governo de Chibok, localidade no oeste do país onde foram raptadas.

Nigeria Kidnapped Girls

O grupo terrorista nigeriano Boko Haram libertou quatro das mais de 200 meninas sequestradas desde 14 de abril, informou a imprensa local nesta quinta-feira (29), citando fontes do governo de Chibok, cidade na qual foram raptadas. Outros veículos de comunicação, que citam fontes do mesmo governo, afirmam que as meninas não foram libertadas, mas conseguiram fugir do cativeiro.

Com estas quatro, são 57 as estudantes que deixaram o cativeiro, embora as autoridades locais estimem que ainda haja 219 reféns com o grupo terrorista.

O Exército da Nigéria afirmou na segunda-feira (26) que tinha localizado as meninas, apesar de ter descartado o uso da força para libertá-las. “Sabemos onde estão, mas não podemos divulgar. Não podemos descumprir os segredos militares”, afirmou o chefe da defesa aérea, Alex Badeh, citado pelo jornal local “The Punch”.

Nos últimos dias, o Exército nigeriano foi criticado pela falta de resultados na operação de resgate das meninas, apoiada pela ajuda internacional dos Estados Unidos e do Reino Unido principalmente.

Boko Haram, que significa em línguas locais “a educação não islâmica é pecado”, luta para impor um Estado islâmico na Nigéria, país de maioria muçulmana no norte e predominantemente cristã no sul.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *