MINSA e Sindicato dos Médicos chegam a acordo e greve é levantada por 80 dias


O Ministério da Saúde em consonância com o  Sindicato dos Médicos, reuniram neste Sábado, 18 de Dezembro, para discutir as reivindicações dos médicos que resultaram em uma greve de pelo menos 11 dias. No final da assembleia que contou com a presença dos profissionais de saúde de todas as províncias viam Zoom, ficou acordado o levantamento da greve por 80 dias. O médicos retomarão os seus postos de trabalho na próxima segunda-feira (20).

A partir de segunda-feira os médicos poderão voltar ao trabalho. O acordo foi feito durante uma assembleia que aconteceu a pouco e contou com a presença da ministra da saúde,  Silvia Lutucuta,  ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues Dias e o secretário de estado do maptess.

No entanto, o acordo adianta que, se os pontos do cadernos reivindicativo não forem resolvidos, os médicos voltarão a entrar em greve em Março de 2022.

Uma vez que o processo disciplinar tenha sido retirado pelo MINSA, o  médico Adriano Manuel volta ao Hospital Pediátrico de Luanda, onde já exercia a profissão há um ano. Adriano Manuel, médico pediatra e presidente do SINMEA, terá sido suspenso de exercer a sua função, há um ano e seis meses, após denunciar a morte de cerca de 20 crianças, em dois dias, no Hospital Pediátrico de Luanda, onde trabalhava.

O caderno reivindicativo tem como pontos a abertura do concurso público interno ou a adequação das categorias dos profissionais de enfermagem, a criação de melhores condições de trabalho em todas as unidades de saúde, reposição dos índices salariais, retirada na compensação financeira, alimentação e subsídio de transporte.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *