Ministro de Estado afirma que Angola está perante a quarta vaga de uma nova variante


O Ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Francisco Furtado, anunciou em Luanda que o Governo poderá alterar, nos próximos dias, algumas medidas vigentes no Decreto Presidencial, em função do aumento exponencial de casos da Covid-19.

Francisco Furtado reiterou que Luanda tem sido o epicentro da nova vaga de transmissão da Covid-19, com cerca de 90 por cento dos casos e admitiu a possibilidade de se tratar da estripe Omicron, o que constitui uma grande preocupação, tendo em conta a sua rápida propagação e nível de letalidade.

“As medidas contidas no Decreto Presidencial 280/21 vão continuar válidas até uma possível actualização, em função dos resultados que se espera dos laboratórios de países estrangeiros”, reforçou.

O Ministro de Estado, orientou, que enquanto não saírem os resultados destas análises, as medidas de fiscalização e punitivas para os incumpridores do Decreto Presidencial vigente devem ser reforçadas. Igualmente pediu  aos cidadãos para adoptarem a um comportamento ordeiro, cívico e responsável durante a quadra festiva, evitando aglomerações de pessoas em locais públicos, residências e festas de ruas.

Francisco Furtado destacou que o país tem registado,  nos últimos cinco dias, uma tendência crescente de casos positivos da Covid-19, estando perante a quarta vaga  de uma nova variante, que pode ser o Omicron. Também realçou o facto do país estar a viver um ambiente de festa devido à quadra festiva, o que coloca em risco a propagação acelerada da Covid-19,  pondo em perigo a vida da população.

Por esta situação, chamou atenção dos cidadãos para redobrar as medidas de segurança e de protecção individual, até que se confirme a natureza da circulação da nova vaga. “É importante a contenção e a tomada de medidas para impedir que a propagação seja maior”.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *