Ministério da Saúde prevê inaugurar hospital para realização de transplantes


O Ministério da Saúde prevê inaugurar, em Dezembro, uma unidade sanitária de referência para o tratamento de doenças por meio de transplante, informou terça-feira (23) Sílvia Lutucuta, ministra de tutela, em audição parlamentar com a Sexta Comissão da Assembleia Nacional.

No âmbito da Proposta de Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício económico de 2022, a ministra destacou que está em curso a conclusão da formação de quadros com valências sobre as matérias apresentadas.

“Temos quadros que têm essas competências, mas já há muito tempo que não as praticam, principalmente, para o transplante renal, que é por onde achamos que devemos começar”, reafirmou Sílvia Lutucuta.

Adiantou que o MINSA prevê inaugurar, no início de 2022, o Instituto Dermatológico Pediátrico, que se dedicará ao transplante de medula óssea.

Quanto ao programa de reprodução medicamentosa assistida, Sílvia Lutucuta disse que está em fase de conclusão um hospital materno-infantil para atender especificamente esta área.

Silvia Lutucuta referiu ainda que as condições laboratoriais para estudos de compatibilidade ou equivalência entre células, tecidos e órgãos estão a ser criadas nesta unidade, a ser inaugurada em breve, sem adiantar exactamente se este ano ou no próximo.

Importa frisar que foi aprovada este ano pela Assembleia Nacional, a Lei sobre Transplante de Tecidos, Células e Órgãos Humanos, um diploma que responde à necessidade de assegurar, em Angola, o tratamento de diversas doenças por meio de transplante. Com a aprovação desta Lei, os hospitais públicos e privados ficam autorizados, pela primeira vez,  a fazer o transplante de órgãos humanos a pacientes com insuficiência renal, com outras doenças que precisam de transplante de medula óssea ou com problemas oculares que necessitem do transplante da córnea.

Exit mobile version