As obras dos primeiros 30 quilómetros do Metro de Superfície de Luanda podem começar em Janeiro de 2021, pela empresa alemã Siemens Mobility, disse aos jornalistas esta segunda-feira (23) de Novembro, o ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu.
De acordo com Ricardo D’Abreu, que falava no “Café com jornalistas”, nas comemorações do 44º aniversário do sector, o Governo prevê concluir, ainda este ano, a formalização da parceria público-privada e dar início ao processo para a construção da primeira linha do Metro de Superfície de Luanda.
“Estamos a acelerar o estabelecimento da parceria público-privada para o lançamento do projecto e contamos que, ainda este ano, possamos fazer a formalização final e dar início à construção da primeira fase da linha do metro de superfície com pelo menos 30 quilómetros no período indicado”, avançou.
O ministro Ricardo D’Abreu adiantou que pela densidade populacional e distâncias que são percorridas, bem como a organização da cidade, Luanda precisa de um sistema de alta capacidade, eficiente e economicamente eficaz.
No total, vão ser 149 quilómetros de extensão. O orçamento ficou estimado em três mil milhões de dólares.
AR/JA