O Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira avançou durante o primeiro Fórum de Governança da Internet em Angola, realizado nesta quinta-feira (22), em Luanda que Angola já conta com 11 milhões de usuários de internet, o que representa uma taxa de penetração de 33 por cento da população angolana.
O governante destacou que o uso das redes sociais também regista um crescimento notável, com 3.45 milhões de usuários de redes sociais, equivalentes a cerca de 20% da população adulta.
Apesar dessa evolução, apontou ainda como sendo desafios do sector, o aumento da malha das redes de Banda Larga e outras infra-estruturas de apoio de última milha, bem como a redução da disparidade digital entre áreas urbanas e as áreas rurais e a promoção da alfabetização digital para todos os angolanos.
Apontou oportunamente o Programa Espacial Nacional como uma das amostras do desenvolvimento tecnológico do país, com destaque para o Angosat-2, uma infra-estrutura que tem apoiado os operadores de telecomunicações a proporcionarem um serviço de transmissão de qualidade nas comunicações via satélite.
“O projecto Angosat-2 tem beneficiado comunidades em áreas específicas, como as províncias de Luanda, Cuando Cubango, Bié, Lunda Norte e Lunda Sul, que já têm beneficiado dos serviços deste satélite”, disse.