Privatização da rede de hotéis AAA acontece final do mês


O responsável do Departamento de Privatizações do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), João Sionguele, admitiu nesta quinta-feira, 22 de Fevereiro, que a privatização de 39 hotéis da rede AAA, nomeadamente IU, IKA e BINA, deve ocorrer ainda final do mês em curso. 

João Sionguele, que falava durante um seminário de capacitação realizado pelo IGAPE, em parceria com a Associação dos Jornalistas Económicos (AJECO), fez saber que o leilão electrónico será o método utilizado para a privatização dos 39 hotéis com categorias entre  três a cinco estrelas, distribuídos por 15 das 18 províncias do país.

“Estamos a finalizar os trâmites, em especial o termo de referência e a avaliação para definir o valor-base da liquidação. Temos a certeza de que o concurso acontecerá neste mês, mas caso haja alguma mudança, faremos um novo anúncio”, declarou João Sionguele, que acrescentou que e há grande interesse na privatização dessas unidades hoteleiras: “Estamos a receber manifestações de interesse desde o Despacho do Presidente da República que autorizava abertura do concurso público, visando alienar os hotéis, tanto de empresários nacionais quanto internacionais”, enfatizou.

Os referidos hotéis que estão sob tutela do Estado desde a sua apreensão pelo Serviço Nacional de Recuperação de Activos da PGR estão localizados em Malanje, Soyo, Lubango, Luena, Mbanza Congo, Ndalatando, Ondjiva, Talatona, Uíge, Huambo e Lobito.

A rede de hotéis, pertencia antes ao antigo homem forte da seguradora AAA e da AAA activos, Carlos São Vicente, marido de Irene Neto, filha do primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto, que foi condenado em Março do ano passado, pelo Tribunal de Luanda, a nove anos de prisão por crimes de peculato, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

No programa do novo Governo, liderado pelo Presidente da Republica João Manuel Lourenço, estão ainda  alienações previstas para este ano incidem sobre 31  activos, com destaque para, Sonangol, Endiama, TAAG, ENSA, BODIVA, E TV CABO, através de Oferta Pública Inicial.

No ano em curso ou nos anos seguintes, a lista de privatizações nacionais deverá ser reforçada por empresas como TV Zimbo e Media Nova, sem esquecer a privatização do BFA.

Exit mobile version