Mandela segue internado em estado grave, porém estável


O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela permanece em estado “grave mas estável” no hospital, disse o governo no sábado.

mandela
Operários preparam mural em homenagem a Nelson Mandela, neste sábado (15), no prédio do Centro Cívico, na Cidade do Cabo (Foto: AFP)

A declaração mostra que a saúde do herói anti-apartheid de 94 anos de idade pouco mudou desde a sua admissão em um hospital de Pretória, há duas semanas.

Mandela, que se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul em 1994, foi levado às pressas para um hospital de Pretória em 8 de junho com uma infecção respiratória recorrente.

A presidência também confirmou que a ambulância de cuidados intensivos que estava levando o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela ao hospital há duas semanas quebrou. A imprensa disse que ele ficou parado por 40 minutos.

O porta-voz presidencial Mac Maharaj disse que o ex-presidente foi transferido para outra ambulância militar para o restante dos quase 50 minutos de viagem entre Joanesburgo e Hospital do Coração Medi-Clinic, em Pretória.

“Todo cuidado foi tomado para garantir que o quadro clínico do ex-presidente Mandela não foi comprometido pelo incidente imprevisto”, disse Maharaj. Ele não quis dizer quanto tempo a viagem de Mandela para o hospital tinha sido adiada pela quebra da ambulância.

Médicos que atendem Madiba, o nome de clã pelo qual Mandela é popularmente conhecido, estavam satisfeitos por ele não ter sofrido piora durante esse período, disse ele.

Esta é a quarta hospitalização em sete meses de Mandela, considerado um símbolo mundial da paz e da luta contra o racismo.

A bem-sucedida transição do regime racista do apartheid em direção à democracia lhe valeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993, que compartilhou com o último presidente do apartheid, Frederik de Klerk.

Mandela sofre de uma infecção pulmonar recorrente, sequela de seus 27 anos de reclusão sob o regime do apartheid.

Por:globo e yahoo


Gostou? Partilhe com os teus amigos!