Mais de 90 mortos após tornado no Oklahoma


oklahoma

 

Pelo menos 91 pessoas, incluindo 20 crianças, morreram na segunda-feira à passagem de um devastador tornado pelos arredores de Oklahoma, sul dos Estados Unidos, disse hoje fonte oficial à estação de televisão CNN.

O tornado atingiu o sul de Oklahoma a meio da tarde (hora local, final da noite em Portugal) e surpreendeu os habitantes. Duas escolas ficaram destruídas e estão a ser retirados os alunos. Numa delas estavam 75 pessoas entre estudantes e professores. De momento, ainda não foi explicado se alguns dos mortos estavam nestas escolas, mas sabe-se que muitas crianças já foram socorridas com vida. Também pelo menos um hospital foi atingido e segundo a CNN os doentes estavam a ser transferidos para outras unidades hospitalares.

O tornado está a ser considerado da categoria de F4, numa escala na qual o máximo é o F5. Terá atingido os 300 quilómetros/hora e a certa altura teve um diâmetro de quase dois quilómetros. As imagens que estão a ser transmitidas pelos canais de televisão dos EUA revelam uma extensa área de devastação. Casas e outros edifícios não resistiram à força do vento e estão completamente destruídos. Muitas pessoas estão a ser reencaminhadas para abrigos depois de ter ficado sem as suas habitações. A CNN apelidou a destruição de “a visão do apocalipse”

As equipas de salvamento continuam à procura de sobreviventes e uma das preocupações centra-se ainda nos vários incêndios que começaram principalmente em áreas residenciais.

O início da temporada de tornados tem sido fatal nos EUA. Sexta-feira morreram seis pessoas no estado do Texas e no domingo à noite dois homens faleceram, também em Oklahoma. O alerta para a possibilidade de acontecerem mais tornados mantém-se em dez estados.

A Casa Branca já emitiu um comunicado no qual indicou que o Presidente Barack Obama está atento ao desenvolvimento da situação em Oklahoma.

Fonte: DN


Gostou? Partilhe com os teus amigos!