Mais de 4 mil funcionários da ENDE voltam a declarar greve nacional


Para contestar o actual cenário que vivem, mais de  quatro mil funcionários da Empresa de distribuição de eletricidade (ENDE), declararam greve, paralisando totalmente as actividades, nesta segunda-feira, 9 de Agosto, sob alegação de falta de condições, e salários precários.  

A comissão sindical dos trabalhadores da empresa, remeteu no passado mês de Julho, um documento em que reivindicava a entidade patronal, melhores condições no trabalho, aumento de salários na ordem dos 100 por cento e subsídios de alimentação e transporte”, a qual não foi atendida, levando assim os funcionários a declararem uma greve que poderá durar todo mês de Agosto.

A greve será feita de forma faseada, a primeira  teve início na segunda-feira (09), e vai até ao dia 14, já a segunda fase está prevista para o dia 23 deste mês, conforme fez saber o Secretário-Geral do sindicato de trabalhadores da empresa, Manuel Gaspar, através da agência Angola Press.

O sindicalista considerou inadmissível que os trabalhadores da ENDE continuem a auferir salários incapazes de satisfazer as necessidades de suas famílias, quando a empresa produz biliões de kwanzas mensalmente.

De lembrar que, não é a primeira vez que os funcionários da ENDE reivindicam e clamam por melhores condições de trabalho.

Por sua vez a empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) considerou na Sexta-feira (06), “ilegal” a greve convocada pelos trabalhadores, que reivindicam aumento salarial e melhores condições laborais, por “incumprimento de pressupostos legais”, admitindo avançar com uma acção judicial.

 

Por: Eucadia Ferreira


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *