Mãe ‘oferece’ fígado ao filho bebé e salva-lhe a vida


Após ser uma das crianças mais pequenas de sempre submetida a um transplante de fígado bem sucedido, a partir de um dador adulto em 2022, Teddy Nicholls foi submetido a um segundo transplante que lhe salvou a vida no King’s College Hospital de Londres, Inglaterra. Tudo graças à doação da sua mãe.

Foto: DR

Os cirurgiões do hospital acreditam que, com apenas dez semanas de idade, em Abril de 2022, Teddy Nicholls era uma das crianças mais pequenas a ter sido submetida a um transplante de fígado bem-sucedido a partir de um dador vivo, o que foi possível graças à utilização de uma nova técnica cirúrgica pela equipa do hospital, noticiou o King’s College Hospital de Londres.

Designada de transplante de fígado ‘Hitch-Vein Monosegment’, a inovação significa que um fígado de um dador adulto, vivo ou falecido, pode ser reduzido para ser utilizado com êxito para salvar a vida de bebés, uma vez que a alternativa era esperar por um fígado de um dador raro, falecido, de outro bebé pequeno.

O primeiro transplante salvou-lhe a vida, mas, mais tarde, foi considerado necessário que Teddy, com 21 meses, fosse submetido a um segundo transplante de fígado para aumentar o fluxo sanguíneo necessário à sua sobrevivência a longo prazo.

Foi nessa altura que a sua mãe, Emma, interveio para doar parte do seu próprio fígado, uma vez que não pode doar da primeira vez, em tão pouco tempo após ter dado à luz.

Embora seja rara em bebés pequenos, a doação de fígado de dadores vivos pode ser efectuada por centros de transplante especializados do Serviço Nacional de Saúde (NHS) britânico graças à capacidade de regeneração do fígado.

A mãe de Teddy, Emma Nicholls, afirmou: “Estou incrivelmente grata a toda a equipa do hospital, desde os médicos até às enfermeiras. Foram fantásticos ao cuidar do Teddy e de mim em todas as fases do processo. O facto de estarmos em casa e reunidos em família a tempo do Natal faz-nos sentir muito sortudos e gratos a toda a gente do King’s College Hospital”.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *