Jovem detido tendo em posse de cartões multicaixa roubados


Um jovem que aparenta ter mais ou menos 28 anos de idade foi detido em flagrante quando trocou o cartão multicaixa de um ancião, fingindo ajudar enquanto este levantava dinheiro num ATM no mercado do Panguila.

O facto aconteceu na manhã de segunda-feira quando um ancião dirigiu-se a um ATM no Mercado do Panguila e após uma longa espera pela sua vez, precisou de ajuda para levantar o dinheiro. O acusado correu para ajudá-lo, e na hora de devolver o cartão fez um movimento estranho. O ancião, que se limitou a agradecê-lo pelo gesto “caridoso”, não viu, nem desconfiou de nada.

O jovem trocou o cartão do ancião por um outro idêntico da mesma rede bancária. Alguns cidadãos presentes no local, viram tudo, e denunciaram-no, o acusado tentou fugir, mas foi detido ainda dentro do mercado, em posse de vários cartões multicaixas e respectivos códigos, registados em nome de terceiros.

O porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC), no Bengo, Peterson Cassule, esclareceu que o jovem é acusado do crime de uso e abuso de cartões de crédito, débito ou garantia, ao ser encontrado em sua posse 14 cartões multicaixas de diferentes agências bancárias, sendo três do BCI, dois do BFA, igual número de cartões do BIC e do Sol, além de outros do Finibanco, BAI, BMF, Banco Económico e BPC.

No seguimento das investigações feitas, foi possível determinar que o acusado está presumivelmente envolvido em 11 crimes da mesma natureza, tendo causado prejuízos acima de nove milhões de kwanzas. Os respectivos processos-crimes correm os seus trâmites no Departamento de Delitos Fiscais e Financeiros do SIC, na província do Bengo.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *