A neuroterapeuta angolana, Nelma Matos Rua, que reside há 14 anos, na Alemanha, criou um método inovador denominado “Unique”, consiste num programa terapêutico intensivo neuro- combinacional para crianças dos 2 aos 12 anos, independentemente do grau de autismo, onde as mesmas fazem no mínimo 25 horas de terapia por semana, com o objectivo que sejam o mais independentes possível.
De acordo com uma nota submetida ao AngoRussia, o método levou cerca de 8 anos para ser desenvolvido, desde os testes até a aprovação e implementação, mas só foi lançado ao público local em 2021, tendo o reconhecimento do governo alemão e consequentemente beneficiado crianças de quase toda parte do mundo.
‘A abordagem Unique combina diferentes métodos e formas de terapia’, diz o terapeuta de autismo de Malsfeld. É uma abordagem holística em que crianças autistas a partir dos dois anos de idade são apoiadas por meio de terapia intensiva individual. O objectivo, fez saber a neuroterapeuta de 36 anos e mãe de um menino autista, é que as crianças e suas famílias possam viver um dia-a-dia normal e assim melhorar a sua qualidade de vida.
Nelma Matos Rua, que se formou como terapeuta do desenvolvimento com foco em autismo na Inglaterra e como professora curativa e terapeuta ocupacional na Alemanha, desenvolveu a abordagem Unique Therapy e as abordagens de tratamento e as certificou pelo Escritório Alemão de Patentes. Os dados comprovados serão recolhidos no âmbito de uma tese de doutoramento, a partir da qual, segundo a mesma, poderá ser concedida a patente.
gostaria tanto de saber a localicação por favoooooor