“Dia das Mães”: Yola Araújo fala da experiência enquanto mãe de um Autista:-“Meu filho Jason Gabriel tem autismo leve”


No dia em que celebra o ‘Dia da Mãe’, a cantora angolana Yola Araújo, surpreendeu a todos ao revelar que o seu segundo filho, Jason Costa sofre de autismo leve e aproveitou para falar um pouco da sua experiência com esta condição, como superação, conhecimento e busca por respeito, enquanto mãe de um Autismo. 

“Minha experiência enquanto mãe, meu filho Jason Gabriel tem autismo leve, existem 3 tipos de autismo, o Severo, o moderado e por fim o leve, o autismo leve não tem uma deficiência intelectual associada, o Q.I deles é acima de 70 pontos, o q significa q têm a capacidade de aprender e de acompanhar as coisas da vida de uma maneira funcional, apresentam dificuldades leves de comunicação mas com pouco prejuízo de entendimento, tenho a sorte de ter um filho lindo amoroso e saudável porém especial, agradeço a Deus por me dar saúde para cuidar deles”, começou por explicar.

Publicidade

Yola Araújo continuou por dizer que tem se emocionado a cada estímulo diário, que Jay vem desenvolvido e já conta até 7 na língua inglesa, a cantora conselhou a mães e pais que têm filhos na mesma condição que o seu, a procurar encoraja-los, incentivar, ter paciência e nunca desistir quando as coisas forem ficar difíceis.

“O Jay desenvolve a cada estímulo diário o que nos emociona muito, hoje ele até conta em inglês até seven, espero que as minhas poucas linhas, sim porquê não dá para contar tudo, não iria caber lhe possam incentivar, lhe encorajar a lutar, a ter paciência, a não desistir quando for muito difícil, pesquise, se informe, lute pelo seu filho, são nossos diamantes por lapidar, Deus é maravilhoso! Porque amor, ah amor mãe sempre tem, diga sim a inclusão social e não ao preconceito, obrigada por poder dividir um pouco da minha história com vocês, o Amor cura aqui vão algumas páginas onde podem colher mais sobre o autismo, bjinhos e feliz dia das mães”, disse.

Autismo não é uma doença e sim uma condição do neuro-desenvolvimento marcado por um atraso na linguagem, na comunicação e interação social. Na sua maioria, pessoas com o “Transtorno do Espectro Autista” fazem parte do grupo de indivíduos, segundo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC ), que possuem um risco maior de contágio pelo coronavírus.

Recorde-se que Jason Costa de 5 anos, é o segundo filho da cantora Yola Araújo e do modelo e actor Fredy Costa com quem também teve Ayani Costa de 11 anos.

O mediático relacionamento durou mais de 12 anos e o casamento 7, os dois anunciaram a separação em 2013.

View this post on Instagram

Minha experiência enquanto mãe, meu filho Jason Gabriel tem autismo leve, existem 3 tipos de autismo, o Severo, o moderado e por fim o leve, o autismo leve não tem uma deficiência intelectual associada, o Q.I deles é acima de 70 pontos, o q significa q têm a capacidade de aprender e de acompanhar as coisas da vida de uma maneira funcional, apresentam dificuldades leves de comunicação mas com pouco prejuízo de entendimento, tenho a sorte de ter um filho lindo amoroso e saudável porém especial, agradeço a Deus por me dar saúde pra cuidar deles, o Jay desenvolve a cada estímulo diário o que nos emociona muito, hoje ele até conta em inglês até seven😂🥰🙏💙, espero q as minhas poucas linhas, sim pq n dá p contar tudo, n iria caber😉 lhe possam incentivar, lhe encorajar a lutar, a ter paciência, a n desistir qdo for muito difícil, pesquise, se informe, lute pelo seu filho, são nossos diamantes por lapidar, Deus é maravilhoso! Porque amor, ah AMOR mãe sempre tem, diga SIM a inclusão social e NÃO ao preconceito, obrigada por poder dividir um pouco da minha história com vocês, o Amor cura💙❤aqui vão algumas páginas onde podem colher mais sobre o autismo, bjinhos e feliz dia das mães. #operacaoficaemcasaquarentena🏡🙏❤🤝🏼 subscrevam o canal da Mayra Gaiato no YouTube. e diário de um autista, do autista Marcos Petry tbm no YouTube são maravilhosos, aqui no instagram sigam @terapiaabaautismo @petrym5 @mayragaiato

A post shared by Best Female Palop Artist 2018🏆 (@yolaaraujo_official) on


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *