Nos EUA vacinados não são mais obrigados a usar máscaras em lugares fechados


Os norte-americanos que tenham recibo as duas doses da vacina contra a Covid-19 não precisam mais usar máscaras em lugares fechados, exceto quando estão integrados numa multidão, disseram nesta quinta-feira, 10 de Maio, as autoridades sanitárias dos Estados Unidos.

Segundo a agência de saúde pública, totalmente vacinadas ou não, as pessoas não precisam de usar máscaras ao ar livre quando caminham, andam de bicicleta ou correm sozinhas ou com membros da família, considerando até seguro “participar (sem máscara) numa pequena reunião ao ar livre com familiares e amigos totalmente vacinados”.

A partir daí, o Centro de Controle de Previsão de Doenças tem orientações diferentes para pessoas que estão totalmente vacinadas e as que não estão. O CDC, que foi cauteloso nas suas orientações durante a crise sanitária, essencialmente apoiou aquilo que muitos norte-americanos já fizeram nas últimas semanas.

“As visitas e actividades ao ar livre são mais seguras do que as actividades no interior, e as pessoas totalmente vacinadas podem participar em alguns eventos no interior com segurança, sem muito risco”, lê-se no site, que sugere que quem ainda não tenha sido vacinado “encontre uma vacina” perto de si.

Pessoas não vacinadas, definidas pelo CDC como aquelas que ainda não receberam as duas doses da vacina Pfizer-BioNTech ou Moderna ou a fórmula única da Johnson & Johnson, devem usar máscaras em reuniões ao ar livre que incluam outras pessoas não vacinadas e também em restaurantes ao ar livre com pessoas de vários agregados.

Na mesma situação, pessoas totalmente vacinadas não precisam usar máscara, segundo a agência.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *