Para os não vacinados, as idas restaurantes ao ar livre com pessoas de vários agregados, mesmo de máscara é considerada menos segura.

“Por outro lado, continuamos a recomendar o uso de máscara durante atividades e em locais movimentados, como estádios lotados ou concertos”, acrescentou Rochelle Walensky durante uma conferência de imprensa.

Assim, todos devem continuar a usar máscaras em eventos ao ar livre lotados, como eventos desportivos ou concertos, situação que, apesar de ser considerada segura para os imunizados, é considerada a menos segura para os restantes.

O CDC continua também a recomendar máscaras em locais públicos fechados, como cabeleireiros, restaurantes, centros comerciais, museus e cinemas, e transportes públicos ou situações de participação em aulas de exercício de alta intensidade no interior.

A nova orientação representa mais uma etapa do caminho para o regresso ao normal, desde que surgiu a pandemia de covid-19 que matou mais 570.000 pessoas nos Estados Unidos. A mudança ocorre num momento em que mais de metade dos adultos norte-americanos já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19 e mais de um terço foi totalmente imunizado.