Japão desenvolve vacina vitalícia contra Covid-19


Investigadores do Instituto Metropolitano de Ciências Médicas de Tóquio estão a trabalhar numa vacina que não só vai proporcionar imunidade vitalícia contra o vírus SARS-CoV-2, como também poderia ser transportada à temperatura ambiente para sítios longínquos do mundo.

À medida que as infecções causadas pela variante Ómicron aumentam no mundo, os países podem em breve, ter de enfrentar a difícil decisão de impor restrições mais rigorosas ou deixar a variante fluir através da população.

Segundo a Interesting Engineering, as vacinas estão a reduzir a gravidade da doença, mas são ineficazes para travar a propagação da infecção altamente transmissível. Enquanto as empresas de vacinas desenvolvem doses de reforço, específicas para cada variante, surge agora a notícia de uma única vacina, com duração vitalícia.

Michinori Kohara e a equipa de investigadores que estão a liderar o desenvolvimento da vacina de uso único também criaram uma das vacinas mais bem sucedidas da história, uma contra a varíola.

A equipa utiliza uma estirpe do vírus que não causa doença, mas substituiu alguns dos seus componentes proteicos pelos da proteína SARS-CoV-2. Embora combinar a proteína com um mecanismo de entrega diferente seja uma estratégia normalmente utilizada na concepção da vacina nos dias de hoje, Kohara está confiante de que a sua vacina pode não só fornecer anticorpos neutralizantes potentes com uma única dose, mas também induzir uma forte imunidade celular que oferece protecção a longo prazo.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *