Cientistas da universidade de Tokyo criam medicamentos que estimulam o crescimento de novos dentes


Os cientistas da universidade de Tokyo, no Japão, criaram um medicamento capaz de estimular o crescimento de novos dentes, com o objectivo principal de ajudar pacientes que têm anodontia, uma condição genética rara caracterizada pela ausência de dentes.

Foto: DR

A fármaco começou a ser testado inicialmente em roedores, tendo apresentado bons resultados, e começará a ser testado em voluntários humanos em Julho de 2024 e, se funcionar  estará disponível para o comércio em 2030, dando esperanças para pessoas que sofrem com anodontia. A condição é mais comum em mulheres, e o principal tratamento actualmente é o uso de dentadura. Segundo informações, os cientistas conseguiram encontrar uma fórmula para suprimir a acção do gene USAG-1, que limita o crescimento dos dentes.

“A ideia de fazer os dentes crescerem é o sonho de todo dentista. Esperamos abrir caminho para o uso clínico do medicamento”, afirmam os pesquisadores, em entrevista ao jornal japonês Mainichi.

A equipa de pesquisadores estuda formas de estimular a formação de novos dentes em humanos desde 2005.

O remédio é composto por anticorpos monoclonais e se os testes provarem que a medicação é segura e eficaz, o primeiro uso a ser aprovado do remédio será voltado para crianças de 2 a 6 anos com anodontia no Japão.

Por: Irinea Lukombo


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *