ISCED detecta plágio em 130 dos 600 trabalhos de fim de curso submetidos


O Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) da Huíla detectou desde Janeiro deste ano, plágio em pelo menos 130 dos 600 trabalhos de fim de curso submetidos para obtenção do grau de licenciatura.

De acordo com o site Ango Empregos, em recentes declarações à ANGOP, no Lubango, o chefe de Departamento de Investigação Científica, Empreendedores, Inovação e Pós-Graduação do ISCED-Huíla, Jorge Chaves, explicou que como medida disciplinar aplicada pela fraude, a Instituição devolveu os trabalhos e chamou a atenção às secções dos cursos em causa, que por sua vez advertiram os estudantes a evitar tal prática, sob pena de incorrerem em punição.

O responsável sublinhou que, o processo de investigação em Ciências da Educação é rigoroso, daí a necessidade de ser seguido pela aquisição de conhecimentos científicos para a obtenção do grau de licenciatura.

As monografias, segundo o académico, são apresentadas em formato físico e acompanhado de um Disco Compacto (CD) para a verificação de plágio, através de um dispositivo que a instituição utiliza para detectar as anomalias, cuja percentagem permitida é de 20%.

Importa realçar que o mesmo artigo informa que os cursos mais visados nessa prática tida como ilícita foram os das Ciências Sociais, cuja forma do plágio mais predominante foi a apropriação indevida de obras, utilizando cópias integrais de textos sem referência ao autor original.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *