Institutos médios de saúde de Luanda “obrigam” alunos a pagar os estágios


Alguns institutos de saúde da cidade capital, supostamente ‘obrigam’, que os estudantes das referidas instituições, paguem os estágios, o que faz com que dezenas de estudantes fiquem sem a tal formação prática, conforme informa o Expansão.

Foto: (Jornal Expansão)

De acordo com um artigo publicado pelo meio de comunicação tradicional acima mencionado, a ausência de aulas práticas, durante uma pesquisa, a incapacidade dos professores, e a exigência de pagamento para os estágios, são umas das realidades dos institutos médios de Saúde em Luanda, constatados.

Uma fonte da Direcção Nacional de Saúde, teria revelado que os Institutos Médios Públicos são administrados pelo Governo provincial, e os privados dependem também do Governo provincial, pelo menos para avaliar se estão ou não em condições para dar início da actividade. Mas que tal processo não conta em nenhum momento com a colaboração ou fiscalização do Ministério da Saúde, o que faz com que muitos desses institutos, quer públicos ou privados, não tenham as condições exigíveis para a ministração de matérias que constam do plano curricular da referida área, como nos contam vários alunos entrevistados pelo (Expansão), que nestes últimos anos têm sido também obrigados a pagar para a realização de estágios profissionais.

Segundo o que Expansão apurou, são poucos os alunos dos Institutos de Saúde Públicos que conseguem fazer o estágio, há salas que com mais de 70 alunos apenas 10 conseguem por falta de possibilidades financeiras. Sublinhar que, os alunos que não tiverem a possibilidade de pagar o estágio aprovam apenas com as médias que obtêm com as provas escritas.

Ao contrário, nos institutos privados o valor do pagamento para o estágio é obrigatório, sob pena de não poderem os alunos fazer a confirmação da matrícula para o ano seguinte, caso não se pague.

 

Exit mobile version