Instituto Nacional de Luta Contra Sida incentiva vítimas de “contaminação dolosa” por VIH a fazerem queixa


O Instituto Nacional de Luta Contra Sida (INLS) incentivou nesta terça-feira (22), as vítimas de contaminação intencional por VIH/Sida a denunciarem os casos as autoridades e adianta que até ao momento, ‘ninguém ainda teve coragem’ de oficializar alguma queixa.

Foto: Reprodução (Folha de Maputo)

Segundo a Lusa, a Directora geral do INLS, Lúcia Furtado falou à margem do segundo dia do workshop sobre o Plano Estratégico Nacional de resposta ao VIH/Sida e Hepatites Virais, e oportunamente referiu que as vítimas preferem optar pelo silêncio.

“Ouvimos pelos corredores, ouvimos nas ruas (relatos de contaminação dolosa), mas ninguém ainda teve coragem de oficializar essas queixas”, afirmou.

Segundo a responsável, também abordou o assunto sobre as denúncias do reaparecimento da contaminação dolosa com a Provedora de Justiça há duas semanas, que afirma não ter igualmente registo de queixas.

“Tive um encontro há duas semanas com a Provedora de Justiça que também nos relatou não ter recebido nenhuma queixa desta natureza e, então, encorajo as pessoas que têm esse tipo de problema a fazerem a queixa às autoridades para o devido tratamento”, referiu.

Exit mobile version