INE gasta 4 milhões de dólares por ano para elaborar inquérito sobre emprego


O Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano anunciou citado pela Lusa, essa sexta-feira (13) de Agosto, que gasta 4 milhões de dólares  por ano, disponibilizados pelo Banco Mundial, na elaboração do Inquérito ao Emprego em Angola (IEA).

O IEA compreende também inquéritos periódicos trimestrais, enquadrados no plano de atividades 2018-2022 da instituição, segundo informou Patrick Pedro, técnico sénior do INE de Angola.

De acordo com o técnico que falava durante um seminário metodológico promovido pelo INE, a amostra para o IEA seleciona trimestralmente 10.944 agregados familiares nas 18 províncias angolanas e para a estatística do mercado de trabalho o período de referência são sete dias antes do inquérito.

Pelo menos 115 agentes do INE, nomeadamente 95 agentes de campo, entre os quais três inquiridores por cada uma das 17 províncias e seis para Luanda, e 20 técnicos, trabalham diretamente na elaboração do IEA, descrito numa Folha de Informação Rápida (FIR).

A taxa de desemprego em Angola aumentou para 31,6%, no segundo trimestre de 2021, fixando-se em mais 1,1% face ao trimestre anterior, e a taxa de emprego nesse período caiu 1%, anunciou o INE.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *