O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudos (INAGBE) anunciou, nesta sexta-feira, em Luanda, a existência de mais de cinco mil bolsas internas de graduação e pós-graduação.
Segundo a Directora do INAGBE, Ana Paula Elias, que falava durante uma palestra sobre “A Gestão de Bolsas de Estudo Internas e Externas”, acrescentou que recentemente o INAGBE terminou o processo de renovação de bolsas internas.
“Terminou o processo de renovação de bolsas de estudos internas, depois disso, a partir da próxima semana iremos anunciar a abertura das candidaturas para as bolsas. A expectativas é termos mais de 5 mil bolsas”, disse a responsável que adiantou que o processo de candidatura será feito online, “este ano as candidaturas serão feitas via online”.
Relativamente as bolsas no exterior, a fonte relevou estarem suspensas por motivos financeiros, sendo que o objectivo actual é apoiar os cerca de três mil estudantes que estão distribuídos em 23 países.
“Actualmente temos mais de 3 mil bolsas externas em 23 países diferentes e mais de 15 mil bolsas internas distribuídas por todas as províncias de Angola”, disse.
Para se candidatar, os alunos devem estar já inscritos em uma instituição de ensino superior, a ser comprovado com uma declaração da referida instituição.
O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudos (INAGBE) completou no passado dia 8 de Maio 39 anos de existência.
AR/R+/ANGOP