INAGBE disponibiliza 6500 bolsas internas a partir de hoje


O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), deu inicio nesta sexta-feira (24) de Maio até 22 de Junho, às inscrições para 6.500 bolsas internas 5.500 dos quais para graduação (licenciatura) e mil para pós-graduação mestrado e doutoramento.

De acordo com a directora do INAGBE, Ana Paula Elias, durante a conferência de imprensa nesta manhã, em 2018 a instituição tinha inicialmente disponibilizado apenas 5.200 bolsas, sendo 4.600 para graduação e 600 para pós-graduação. O aumento de bolsas vem responder a meta preconizada pelo Executivo que prevê, por via do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), a atribuição de seis mil bolsas de estudo por ano.

Estão habilitados às bolsas de estudo de graduação e de pós-graduação apenas os candidatos que estejam matriculados, inscritos e a frequentar um curso.

Disse ainda que os estudantes que apresentarem certificado de mérito e de excelência, assim como aqueles que estiverem a frequentar cursos considerados pelo Plano Nacional de Formação de Quadro como prioritários e deficitário no país, como são os de Engenharia, Ciência da Saúde, Medicina, Artes, Desportos e Agronomia têm mais possibilidade para obterem bolsa.

Os candidatos que estiverem a frequentar instituições e cursos ilegais no país estão impedidos de concorrer às bolsas. De igual modo, aos que terminaram o ensino médio e ficaram parados dois anos. Para os concorrente à bolsa de graduação deve ter no máximo 25 anos, mestrado até 35 anos e doutoramento até 45 anos.

O interessados devem inscrever-se através do portal www.inagbeonline.com

Exit mobile version