Governo disponível a evacuar os angolanos residentes no Sudão


O Governo de Angola manifestou, na terça-feira, 25 de Abril, disponibilidade para a evacuação de cidadãos angolanos em território sudanês, devido ao agravamento do conflito armado neste país africano.

Imagem: Reprodução Internet (Ministério das Relações Exteriores)

A notícia foi divulgada por meio de uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, partilhada pela Angop, onde o Governo diz que acompanha com muita preocupação a degradação da situação política e de segurança na República do Sudão, por causa dos combates reiniciados no dia 15 de Abril do corrente ano.

A nota informa que cinco cidadãos angolanos que se encontravam a estudar na capital do Sudão, Cartum, caminham em direcção à fronteira terrestre entre o Sudão e a Etiópia, concretamente na localidade de Gallabat/Metema, no Estado Regional de Amhara. Outros cinco cidadãos angolanos estão a caminho do Egipto, num processo de evacuação coordenado com o Departamento de Relações Internacionais e Cooperação (DIRCO) da África do Sul.

Afirma que estão em curso os esforços necessárias para que as missões diplomáticas de Angola no Cairo e em Addis Abeba procedam à evacuação voluntária para Luanda dos referidos cidadãos.

O Governo angolano pretende agir com a máxima celeridade, aproveitando a trégua de 72 horas, concedida pelo exército sudanês e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido, permitindo aos cidadãos a fuga ao conflito.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *