O governador da província de Luanda, Manuel Homem, assegurou, este domingo (9), que a situação no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Luanda “está controlada”, na sequência de um incêndio provocado por uma viatura desgovernada que embateu naquela infraestrutura.
Através de uma publicação feita na sua conta oficial do Facebook, o governador Manuel Homem esclareceu que até o momento a situação já está controlada.
“O pior não aconteceu. Uma viatura embateu contra o terminal e causou o incêndio”, disse Manuel Homem.
Apesar da violência do acidente e da destruição total da viatura, os ocupantes, dois jovens casais, saíram apenas com ferimentos ligeiros. Testemunhas no local contaram ao Jornal de Angola, que a viatura trafegava no sentido Ilha de Luanda – Porto, totalmente desgovernada e em alta velocidade. Sem conseguir fazer a curva conseguiu fazer a curva, cruzou a pista contrária e entrou por uma das portas vidradas centrais do Terminal.
O impacto da viatura com a parede interna causou um incêndio de grandes proporções que destruiu totalmente o interior da estrutura, apesar da pronta intervenção do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.
O governador de Luanda esteve no local e, através da sua página do Facebook, apelou à prudência na condução.
Inaugurado no dia 4 de Abril de 2014, pelo ex-Presidente José Eduardo dos Santos, o terminal serve de embarque e desembarque de passageiros. Na semana passada o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Luanda recebeu um cruzeiro. O próximo está agendado para o dia 21 de Abril, para encerrar a primeira época de viagens turísticas.