Filme de animação Queniano, explora o clareamento da pele entre as mulheres africanas


“Yellow Fever” (Febre Amarela)  é um documentário de animação,  produzido  por Ng’endo Mukii, um realizador de filmes queniano.
ngendo-mukii-yellow-fever-short-film-colorism-skin-bleaching-kenya-2-715x401
A curta-metragem, que serviu como projeto de tese de Mukii no Royal College of Art de Londres, é uma mistura cativante de ação e animação desenhada à mão. É também vibrante e explora os efeitos de ideais de beleza eurocêntricas, como disseminada pela grande mídia e publicidade, em mulheres africanas.
Com um tempo de execução de pouco menos de sete minutos, o filme de Mukii destaca a insatisfação que algumas mulheres africanas/negras têm com seu tom de pele, e as medidas prejudiciais, que muitas vezes tomam em busca por um tom de pele mais claro, principalmente através do uso de produtos clareadores de pele, alisamento do cabelo, etc, na busca de uma aparência mais europeia.
Yellow Fever (Febre Amarela) também aborda o decorrer desses padrões de beleza através de gerações, com um momento particularmente atraente dentro do filme, ocorre quando a sobrinha de Mukii proclama que ela se sente um certo desconforto com sua pele escura toda vez que ela vê seu reflexo no espelho.
O cineasta premiado compartilhou sua motivação por trás do ditado na curta animação, “Estou interessado no conceito de pele e raça, e o que elas implicam; nas idéias e teorias semeadas em nossa carne que mudar o que nós somos. A idéia de beleza tornou-se globalizado, criando aspirações homogêneos, e auto-imagem que as pessoas distorcem em todo o planeta. No meu filme, eu me concentro na auto-imagem das mulheres africanas, através de memórias e entrevistas; utilizando uma técnica mista para descrever esta auto-visualização quase esquizofrênico que eu e muitos outros têm crescido com “.
Fonte: OkayAfrica

Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *