Ex-auxiliar doméstica e activista ambiental torna-se a primeira mulher negra a ocupar o cargo de Vice-Presidente da Colômbia


A activista ambiental, Francia Márquez foi eleita neste domingo, 19 de Junho, a Vice-Presidente da Colômbia, na chapa do senador de esquerda Gustavo Petro, tornando-se a primeira mulher negra na história do país ocupar o cargo.

Francia Márquez de 40 anos, nasceu na comunidade de La Toma, de maioria negra, na cidade de Suárez, em Cauca, um dos estados mais pobres e com maiores índices de violência da Colômbia. Chegou ainda a ser Premiada internacionalmente em 2018, onde ganhou o “Prémio Goldman”, conhecido como o “Nobel do Meio Ambiente”, por sua luta ambiental na região, foi representante legal do Conselho Comunitário de ‘La Toma’, entidade que exige a proteção dos territórios ancestrais negros da Colômbia.

No ano seguinte, em 2019, a advogada foi alvo de um atentado com granadas e rajadas de fuzil em represália à sua militância. Formada pela Universidade Santiago de Cali, Márquez trabalhou na adolescência como garimpeira na mineração de ouro, assim como os seus pais. Depois, exerceu o ofício de trabalhadora doméstica para pagar os seus estudos e sustentar a sua família.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *