Activista Maya Angelou tornou-se na primeira mulher negra a ter o rosto em uma moeda nos EUA


A activista e poetiza afro-americana Maya Angelou, é o primeiro rosto feminino negro estampado numa moeda norte-americana, em consequência da criança de um programa que visa  lançar, a cada trimestre, uma nova peça com mulheres pioneiras e históricas para o país, um projecto previsto para até 2025. 

Esta é a primeira mulher de um conjunto de pioneiras que contribuíram para desenvolvimento do país a serem apresentadas pela Casa da Moeda dos Estados Unidos da América e até 2025.

De acordo com um jornal internacional, cada trimestre de 2022 será projectado para refletir profundidade dos feitos que têm sido celebrados ao longo deste histórico programa de moedas.

A secretária do Tesouro nacional, Janet Yellen, afirmou, em comunicado, estar “orgulhosa” por essas moedas celebrarem as contribuições de algumas das mulheres mais notáveis da América.

As figuras femininas históricas eleitas são: Maya Angelou, Sally Ride, a primeira mulher americana no espaço, Wilma Mankiller, a primeira chefe feminina da Nação Cherokee, Nina Otero-Warren, líder sufragista do Novo México, e Anna May Wong, estrela de cinema sino-americana, serão os rostos de 2022.

Recorde-se que o ex-presidente Barack Obama lançou um projeto para colocar o rosto de Harriet Tubman na nota de 20 dólares, mas a proposta, submetida sob a presidência de Donald Trump, não prosseguiu.

Angelou nasceu no Missouri em 1928 e morreu em 2014, foi ensaísta, poetisa e trabalhou com Martin Luther King Jr. e Malcolm X durante o Movimento dos Direitos Civis.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *