Onde está a UAN? Católica, Metodista e Utanga entre as melhores 200 universidades de África


Numa lista divulgada recentemente pela “UniRank”, que identifica as instituições africanas de ensino superior, oficialmente reconhecidas, que melhor se destacaram em 2017, constam 3 universidades privadas de Angola, a Católica, Metodista e Utanga. Desta vez e de forma surpreendente, a Universidade Agostinho Neto ficou de fora.

 

Apesar de fazerem parte da lista das melhores, as três universidades angolanas não estiveram próximas do Top 50, sendo que a Universidade Católica surge na 78º posição do ranking, a Metodista ocupa a 132º e a Universidade Técnica de Angola o 193º lugar.

Vale referir que o ranking foi feito com base em várias combinações de diversos factores, conduzidos com frequência por revistas, jornais, sites, governos ou académicos. Além de classificar instituições inteiras, as organizações realizam rankings de programas específicos, departamentos e escolas.

Diversas classificações consideram combinações de medidas de financiamento e dotação, excelência em pesquisa e / ou influência, especialização, admissões, opções de estudantes, números de prémios, internacionalização, emprego de pós-graduação, vínculo industrial, reputação histórica e outros critérios.

Vários rankings avaliam a produção institucional por meio da pesquisa dentro de um único país, enquanto outros avaliam instituições em todo o mundo.

 

Por: Garcia Alberto


Gostou? Partilhe com os teus amigos!