Epidemiologista diz não existir um método sólido capaz de controlar o vírus SARS-CoV-2: -“Pensávamos que a covid-19 podia ser contida por meio de vacinas”


O epidemiologista chinês, chefe do Centro Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças, Wu Zunyou, informou à imprensa local, que a China vai manter a política de tolerância zero contra a covid-19, para mitigar a situação que o mundo atravessa.

Oportunamente, o especialista que reconheceu as dificudades enfrentadas na luta contra a pandemia, confessou não existir um método sólido capaz de controlar o vírus SARS-CoV-2.

“Antes, pensávamos que a covid-19 podia ser contida por meio de vacinas, mas agora parece que não há um método simples para controlar a doença, exceto com medidas abrangentes, embora as vacinas sejam a arma mais importante para conter a epidemia, incluindo a variante Ómicron”, afirmou.

Questionado se vacinar 70% da população mundial podia pôr fim à pior fase da pandemia, Wu disse que essa noção ainda está “sujeita a debate”.

O especialista citou exemplos de países europeus, como Alemanha ou França, que com mais de 70% da população vacinada, enfrentam vagas do surto causadas pela variante Ómicron, que “desafia o conceito de imunidade de grupo”. De acordo com Wu, a imunidade de grupo perde o sentido se novas variantes do vírus causarem surtos.

Tianjin foi, em janeiro passado, a primeira cidade chinesa a detetar casos da variante Ómicron, altamente contagiosa e, segundo Wu, alguns dos habitantes foram infetados apesar de estarem vacinados.

Nos meses anteriores, outros especialistas chineses, como o epidemiologista Zhong Nanshan, especularam que a vida na China podia voltar ao normal se mais de 80% da população tivesse a vacinação completa.

O país administrou já mais de três mil milhões de doses, o suficiente para 100% da população ter recebido duas doses. De acordo com as autoridades de saúde, desde o início da pandemia, 106.419 pessoas foram infetadas na China, entre as quais 4.636 morreram.

A covid-19 provocou pelo menos 5,723 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse, divulgado no sábado.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *