Empresa dos EUA anuncia lançamento do maior projecto fotovoltaico da África Subsariana


A Sun Africa, empresa norte-americana especializada em energia, acaba de anunciar o lançamento, em Angola, nesta quinta-feira (11) de Março, do maior projecto fotovoltaico e de baterias na África Subsariana.

De acordo com uma nota de imprensa enviada ao AngoRussia, a empresa dá a conhecer que através de sete projetos independentes, a Sun Africa irá implementar uma capacidade total de 370 MW em três províncias angolanas – Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico –, permitindo desta forma electrificar várias regiões do País, que presentemente não têm qualquer acesso a eletricidade básica.

Segundo a nota, o projeto usará equipamento das empresas Hitachi-ABB, Hanwha Q-Cells e NEXTracker e será construído pelo grupo empresarial português MCA.

A localidade de Biopio será a primeira a receber um dos empreendimentos, que será individualmente o maior projecto solar do seu perfil em toda a África Subsariana, com uma dimensão de 188 MW. Após a conclusão de todo o projeto, a Sun Africa estima que terão sido criados milhares de postos de trabalho directos e indirectos, numa solução energética que deverá ainda permitir ao Estado Angolano uma poupança de aproximadamente 5 mil milhões de dólares americanos ao longo dos 35 anos de vida do projecto.

O projecto resulta de uma iniciativa da Sun Africa que contará com a cooperação da empresa portuguesa MCA, como construtora líder do projecto e um diversificado grupo de financiadores, entre os quais as agências de cooperação Sueca (Swedish Export Credit Corporation (SEK)), Sul Coreana (K-Sure) e Sul Africana (DBSA). O sindicato bancário é liderado pelo banco europeu ING. O projecto tem uma dimensão total de cerca de 650 milhões de dólares. Sobre o projeto de financiamento, os responsáveis da Sun Africa destacam “as condições conseguidas para um projecto em solo Angolano, num cenário financeiro globalmente complexo como o actual, agravado pela presente pandemia, foram absolutamente notáveis”.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *